Espaço de Negócios: 0800 942 5151

Políticas públicas, Selic e a recuperação pós-pandemia

ˮA baixa da Selic também beneficia os tomadores de crédito, como os pequenos e médios empresáriosˮ

Políticas públicas, Selic e a recuperação pós-pandemia 

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) manteve a Selic (taxa básica de juros) em 2% ao ano. O percentual é o menor da história e foi estabelecido no mês de agosto de 2020.

 

A intenção do Banco Central com a medida é controlar a inflação. Em 2020, a meta anual era de 4%, mas fechou o período em 4,52%. Apesar disso, o Copom faz uma projeção em torno de 3,75% para 2021, mas com uma tolerância de 1,5 ponto percentual, ou seja, pode ficar entre 2,25% e 5,25%.

 

Essa política de juros afeta diretamente a inflação, o rendimento de investimentos e as taxas de empréstimos. Assim, o aumento da Selic provoca a desaceleração da economia, impedindo o aumento da inflação enquanto a baixa da taxa estimula o consumo e aquece a economia, aumentando a inflação quando está abaixo da meta.

 

Na prática, é esperado que essa ação contribua para um cenário de criação de mais postos de trabalho que visam atender cada vez mais consumidores ávidos no país.

 

A baixa da Selic também beneficia os tomadores de crédito, como os pequenos e médios empresários. Essa expectativa é uma alternativa para que estes empreendimentos, que são responsáveis por um volume significativo dos empregos no país, se recuperem dessa crise financeira.

 

Outras Notícias

Corretores de plantão Corretores plantão
Todos os dias das 08h às 18h