Espaço de Negócios: 0800 942 5151

Plantas ganham espaço em casa com o “isolamento”

ˮMedidas de restrição de circulação e a necessidade e busca por novos hobbies impulsionaram mercado de flores e plantasˮ

Plantas ganham espaço em casa com o “isolamento” 

Seja pela escolha por uma vida mais saudável com temperos naturais no lugar dos industrializados ou pela busca de um novo hobbie, o verde vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia e na decoração de casas e apartamentos. Apenas no ano de 2020, o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura) registrou um aumento em torno de 20% no setor em todo o país.

 

O crescimento foi impulsionado pelas restrições de isolamento e especialistas apontam que este hábito é uma válvula de escape para o estresse e a ansiedade gerados pela pandemia. Os projetos são variados e podem incluir flores, plantas verdes de várias espécies e mini hortas com temperos.

 

Além do bem-estar emocional, a prática de jardinagem também auxilia o meio ambiente como um todo, pois contribui para filtrar os poluentes presentes no ar, deixar o ambiente mais fresco, e assim reduzir o uso de aparelhos de ventilação, além de proporcionar ganhos no campo afetivo com uma presença do mundo real que está fora das paredes de casa.

 

O espaço limitado nunca foi um problema. Com os cuidados e as espécies adequadas é possível fazer uma horta para uso pessoal e diário além de decorar qualquer ambiente, mesmo em apartamentos bem pequenos.  

 

Confira algumas dicas básicas para fazer agora mesmo seu espaço verde:

 

 - Defina quanto tempo você está disposto a se dedicar neste hobbie e defina a espécie que mais se enquadra no seu estilo de vida. Samambaias, por exemplo, exigem menos cuidado diário e são mais resistentes.

 

- Para a horta, reserve um local para colocar os vasos que tenha incidência solar. A maioria das hortaliças precisa de pelo menos 4 horas de sol para se desenvolverem.

 

- O vaso deve estar de acordo e suportar as raízes da hortaliça e planta escolhida. Se atente à terra e se é preciso uma adubação especial com argila e outros elementos.

 

- Cuidado com a quantidade de água. Algumas espécies precisam que as raízes sejam molhadas e outras apenas as folhas. Regar na hora certa também faz diferença.

 

 

Dica Bônus: Se não sabe por onde começar, a dica é sempre plantar aquilo que faz uso no dia a dia. Assim você estabelece um vínculo e aumenta as chances de sentir prazer na prática. Algumas plantinhas essenciais: hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, orégano, tomilho, pimenta, tomatinho cereja, entre outros.

 

 

 

Outras Notícias

Corretores de plantão Corretores plantão
Todos os dias das 08h às 18h