Espaço de Negócios: 0800 942 5151

O futuro chegou: casas inteligentes já são uma realidade

ˮAssim como cada etapa da construção de uma casa, a automação necessita de planejamento e um projeto para atender as expectativas e funções desejadasˮ

O futuro chegou: casas inteligentes já são uma realidade 

Por diversas vezes assistimos filmes na década de 90 apontando que a partir dos anos 2000 carros voadores, tecnologias inovadoras, inteligências artificiais, robôs fazendo tarefas simples e até usados em guerras, entre outras novidades, seriam coisas normais. 

Saindo do universo dos filmes, a realidade tem dado passos menores, mas se mostrando bastante evolucionária. Os carros voadores ainda não são possíveis, mas as casas já passaram a ser mais inteligentes.

Segundo uma pesquisa da empresa de consultoria Statista, o mercado brasileiro de gadgets para automação – incluindo os dispositivos de alto-falantes inteligentes – tem potencial para crescer 23% até 2025. No ano passado, impulsionado pela pandemia e a presença constante em casa de adultos e crianças, cerca de 3% dos lares brasileiros já contavam com um destes dispositivos. Ainda segundo a consultoria, esse número deve ser de 11% nos próximos quatros anos.

As casas inteligentes funcionam com o uso de IoT, a internet das coisas, e por meio desta tecnologia conecta tudo a um servidor comum tornando a mágica da automação possível.

Com dispositivos de acionamento de voz é possível, por exemplo, efetuar comandos simples como apagar e acender a luz, abrir e fechar janelas e portas, controlar a temperatura ambiente, ligar uma música, ouvir as principais notícias do dia, entre outros.

Assim como cada etapa da construção de uma casa, a automação necessita de planejamento e um projeto para atender as expectativas e funções desejadas.  A chegada da tecnologia 5G também irá impulsionar o mercado e ampliar a possibilidade para as empresas criarem dispositivos que ofereçam cada vez mais funções inteligentes.

É fato que a tendência das casas automatizadas está apenas no começo. Muito em breve, a tecnologia vai ser aplicada em mais funções e terá um papel ainda mais essencial em nossas vidas. O futuro chegou e já está batendo em nossa porta.

Outras Notícias

Corretores de plantão Corretores plantão
Todos os dias das 08h às 18h