Espaço de Negócios: 0800 942 5151

Cultura digital no cotidiano das empresas

ˮA cultura digital deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial e é uma importante ferramenta de comunicação e de aproximação com o públicoˮ

Cultura digital no cotidiano das empresas 

A pandemia trouxe uma “nova realidade” para todo mundo. Para as empresas, além de parte dos grandes escritórios terem sido substituídos pelo home office e suas funcionalidades, a tecnologia tomou ainda mais conta do cotidiano, principalmente de varejo e para o contato direto com os clientes que, por sua vez, também estão mais ligados às redes sociais, e-commerce e tudo que o digital oferece.

 

A adequação das empresas não é nenhuma novidade e vem crescendo, porém, o ano de 2020 foi um grande divisor de águas e consolidou a tecnologia como uma aliada. Uma pesquisa realizada pela SBVC (Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo) aponta que a transformação digital cresceu 21% nas empresas varejistas.

 

O estudo, produzido entre fevereiro e março de 2021 com empresas de segmentos diferentes como moda, food service até materiais de construção, identificou que entre 2010 e 2015 apenas 26% atuavam com plataforma de e-commerce. Já no período entre 2015 e 2020, o volume subiu para 53%. Na divisão por volume de vendas, no grupo de empresas com faturamento acima de R$ 100 milhões, o índice de atuação no e-commerce é de 90%.

 

O impacto da adaptação e imersão das empresas na cultura digital vai além das operações. O levantamento aponta que após a implementação das tecnologias, 74% das empresas tiveram aumento do faturamento em vendas e 62% registraram o crescimento do engajamento de seus clientes em canais digitais.

 

Nesse cenário de pandemia, o home office também foi uma grande descoberta para as empresas do varejo. No período analisado, 85% afirmaram ter colaboradores em trabalho remoto. Além disso, 29% das consultadas afirmaram que irão incentivar a modalidade no próximo ano.

 

A cultura digital deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial e é uma importante ferramenta de comunicação e de aproximação com o público. Porém, o caminho digital, assim como o mundo, muda muito rápido e as empresas precisam estar prontas para surfar na onda para gerar resultados. Uma ação planejada e adequada para a realidade de seus negócios e que explore o potencial tecnológico de forma estratégica é um dos aprendizados que a pandemia nos traz e que demonstrou dar resultados consistentes.

Outras Notícias

Corretores de plantão Corretores plantão
Todos os dias das 08h às 18h