Espaço de Negócios: 0800 942 5151

Confira como ter a própria adega em casa

ˮO vinho possui características únicas e precisam de condições apropriadas para oferecer e garantir o melhor saborˮ

Confira como ter a própria adega em casa 

Ganhando cada vez mais adeptos em todo o Brasil, independente da temperatura e época do ano, o vinho também tem recebido mais atenção dentro de casa. Segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o consumo da bebida em 2020 cresceu 18,4% em comparação ao ano anterior.

O vinho, que pode ser harmonizado com diversos pratos e aperitivos, possui características únicas e precisam de condições apropriadas para oferecer e garantir o melhor sabor. O ambiente, a temperatura e até a orientação de como está guardada podem influenciar.

Para preparar um espaço adequado, especialistas apontam que é preciso se atentar a sua necessidade e objetivo.  Se for para degustar em momentos especiais, com a família, não é necessário um grande espaço, nem algo complexo. Mas caso seja para colecionar, o ambiente precisa ser amplo e ter uma ambientação certa.

Veja algumas dicas:

Ambiente e iluminação

O local escolhido não pode receber luz direta do sol – seja para grandes coleções ou pequenas. No caso de grandes, é aconselhável que o cômodo seja apenas para esta finalidade e que a iluminação seja especial. Além disso, o calor é um dos inimigos do sabor e da boa qualidade. O ideal é que estejam armazenadas em uma temperatura entre 12° e 16 graus. 

Estabilidade e umidade

As garrafas não podem ficar expostas a movimentação brusca. Escolha um local livre de trepidações – seja por ação do vento ou humana.  O uso de etiquetas informativas pode ajudar a manter o local organizado e agilizar a procura quando precisar, evitando o manuseio sem necessidade. A umidade também é essencial para manter a qualidade do produto. Prefira armazenar as garrafas em posição horizontal para manter a rolha umedecida. O ambiente deve estar sempre com umidade de 70% e, caso more em uma cidade com clima seco, umidificadores podem ajudar a preservar a característica.

Tradicional ou não

Caso disponha de um espaço para sua adega, prefira estantes feitas em mogno para acomodar as garrafas. Além de resistente ele ajuda a preservar a qualidade. Outras madeiras aconselhadas são carvalho, sapele, cedro ou peroba.  Mas se o espaço não for suficiente, prefira pela instalação de uma adega termoelétrica pois, ela ajudará no resfriamento digital e irá manter as garrafas e qualidade do produto por mais tempo.

Acessórios para não esquecer

Os itens indispensáveis para ter na sua casa são: um saca-rolha e boas taças como as Bordeaux, Flutes, Borgonha e Porto. Se houver vinhos brancos, tenha as que realçam o sabor e que são próprias para este tipo. Cada uma delas serve para degustação de exemplares diferentes e pode fazer de qualquer momento momento uma verdadeira experiência inesquecível.  

 

 

Outras Notícias

Corretores de plantão Corretores plantão
Todos os dias das 08h às 18h